Logotipo

Fecomercio

 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Há mais de 70 anos, uma entidade moderna

Em 1938, quando os comerciantes paulistas substituíam a mercadoria vendida a granel por produtos embalados e a tradicional caderneta pelo cheque e pelo crediário, foi fundada a FecomercioSP, com o objetivo de representar os interesses das empresas do setor e contribuir para a sua modernização constante. Ao longo de sua existência, a FecomercioSP desenvolveu uma atuação voltada para promover o crescimento econômico do Brasil. Garantiu conquistas sociais por meio de um permanente diálogo construtivo entre capital e trabalho. Defendeu o mercado interno, a livre iniciativa, a desestatização e o tratamento diferenciado para as pequenas e microempresas.

Entidade sindical de grau superior, a FecomercioSP surgiu a partir da união de 17 entidades sindicais patronais. Hoje é constituída por 154 sindicatos empresariais representativos das categorias econômicas do comércio atacadista, comércio varejista, dos agentes autônomos do comércio, do comércio armazenador e do turismo e hospitalidade, estabelecidas na base territorial do Estado de São Paulo.

Atuando no Estado mais dinâmico do País, a FecomercioSP representa cerca de um terço dos empresários brasileiros e mais de 1,8 milhão de empresas de todos os portes do comércio e do setor de serviços (à exceção dos segmentos financeiros e de transportes), que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.


Nosso Compromisso
Além do crescimento, o desenvolvimento

A FecomercioSP entende que a construção de uma sociedade mais justa e de uma economia ambientalmente sustentável não é tarefa apenas de governos. Por isso, conclama os empresários brasileiros de todos os portes e setores a assumirem suas responsabilidades ambientais e sociais, para que o Brasil possa encontrar o rumo de um crescimento econômico que corresponda às suas necessidades e potencialidades. A FecomercioSP adverte, porém: o Brasil precisa crescer, mas não a qualquer custo. Precisa crescer mantendo e ampliando as conquistas democráticas. Precisa crescer sem inflação e com distribuição de renda. Precisa crescer, sobretudo, incorporando a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura de desenvolvimento, transformando-se numa potência ecológica fundamentada no respeito aos recursos naturais e aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.