Logotipo

Trabalhador do comércio pode se matricular no SESC

Nova identificação dos públicos do Sesc São Paulo

A partir de 1º novembro de 2014 o Sesc  passará a emitir o cartão de matrícula do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes com a designação CREDENCIAL PLENA, em substituição ao termo "Comerciário”.

Mas por que mudar o nome da ‘carteirinha do Sesc’ e suprimir o termo comerciário de uma hora para outra?

A designação “Comerciário” tem sido utilizada para definir o beneficiário principal do Sesc desde a criação da instituição, em 1946. Ao longo dos anos, ampliados os setores das empresas contribuintes, principalmente no âmbito das prestadoras de serviços, a designação “Comerciário” tem se mostrado insuficiente nas divulgações de matrícula para alguns ramos de atividades, como saúde,  ensino, divulgação e entretenimento, entre outras.

Você sabia que os médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde empregados em hospitais particulares, assim como os professores da rede particular e publicitários, jornalistas, porteiros e zeladores de edifícios ou terceirizados de empresas de administração de condomínio e os agentes de turismo, entre outros prestadores de serviço com carteira assinada por empresa contribuinte do Sesc, têm pleno direito de usufruir das atividades e programações oferecidas pelas unidades do Sesc no Estado de São Paulo?

E como faço para me credenciar?

CREDENCIAL PLENA

- trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo:
carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc. documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

- aposentados do comércio de bens, serviços e turismo
carteira de trabalho. carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

- pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo
carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

- desempregados do comércio de bens, serviços e turismo
carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

[dependentes]

- cônjuge
documento de identidade, CPF, foto 3x4', certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

- filhos até 21 anos
certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

- filhos até 24 anos
documento de identidade. foto 3x4*. comprovante de matricula em curso regular de qualquer grau. declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

- tutelados até 21 anos
certidão de nascimento ou outro documento de identidade. CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

- pais do titular, padrasto ou madrasta
documento de identidade, CPF e foto 3x4*. 
Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional.

E quem não é trabalhador do comércio de bens e turismo e não tem direito à CREDENCIAL PLENA, também pode frequentar o Sesc?
O Sesc está aberto para todos!

E como faço para ter acesso às atividades?

O Sesc continua oferecendo a você ampla diversidade de alternativas que podem tornar seu tempo livre ainda mais criativo, divertido e saudável. Para isso, basta você providenciar a sua Credencial Atividades.

CREDENCIAL ATIVIDADES
A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculo associativo.

- Documento de Identidade. CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento